terça-feira, 21 de abril de 2009

Mudar o Mundo!

Um cientista vivia preocupado com os problemas do mundo e estava resolvido a encontrar meios de melhorá-los. Passava dias em seu laboratório em busca de respostas para suas dúvidas. Certo dia, seu filho de sete anos invadiu o seu santuário decidido a ajudá-lo a trabalhar. O cientista nervoso pela interrupção, tentou que o filho fosse brincar em outro lugar. Vendo que seria impossível demovê-lo, o pai procurou algo que pudesse ser oferecido ao filho com o objetivo de distrair sua atenção. De repente deparou-se com o mapa do mundo, o que procurava! Com o auxílio de uma tesoura, recortou o mapa em vários pedaços e, junto com um rolo de fita adesiva, entregou ao filho dizendo:

- Você gosta de quebra-cabeças? Então vou lhe dar o mundo para consertar. Aqui está o mundo todo quebrado. Veja se consegue consertá-lo bem direitinho! Faça tudo sozinho. Calculou que a criança levaria dias para recompor o mapa. Algum tempo depois, ouviu a voz do filho que o chamava claramente:

- Pai, pai, já fiz tudo. Consegui terminar tudinho! A princípio o pai não deu crédito às palavras do filho. Seria impossível na sua idade ter conseguido recompor um mapa que jamais havia visto. Relutante, o cientista levantou os olhos de suas anotações, certo de que veria um trabalho digno de uma criança. Para sua surpresa, o mapa estava completo. Todos os pedaços haviam sido colocados nos devidos lugares. Como seria possível? Como o menino havia sido capaz?

- Você não sabia como era o mundo, meu filho, como conseguiu?

- Pai, eu não sabia como era o mundo, mas quando você tirou o papel da revista para recortar, eu vi que do outro lado havia a figura de um homem. Quando você me deu o mundo para consertar, eu tentei mas não consegui. Foi aí que me lembrei do homem, virei os recortes e comecei a consertar o homem que eu sabia como era. Quando consegui consertar o homem, virei a folha e vi que havia consertado o mundo.

Esse texto quando eu li, achei-o muito simples, um texto que traz uma clara metáfora de ''consertar o homem'' e ''consertar o mundo'', mas depois parei para pensar e me imaginei primeiramente sendo o filho, que tenta chamar a atenção do pai o qual só atenta para suas próprias preocupações, então pensei um pouco da maneira de como me portaria, o que eu faria para estar junto dele? Para me sentir útil e agradável, estar próximo e sentir que posso ajudá-lo. Mesmo na frágil inocência de uma criança existe o sentimento de ''transformação'', essa palavra é muito citada por Hay L Louise em ''Você pode curar sua vida'', que diz que é a partir de uma simples mudança de postura na forma como você pensa a respeito de si e da sua vida que você pode transformar a sua vida; o garoto não sabia como montar aquilo que nunca viu, mas sabia reconstruir uma figura humana, da mesma forma não acredite que algo sobrenatural vai te tocar e que Deus vai simplesmente soprar um fôlego revitalizante em você e, de uma hora para outra, você vai mudar; Deus com certeza pode mudar sua história, mas para isso, ele o capacita a buscar dentro de sua própria estrutura meios para mudar suas atitudes e sua forma de pensar.

E, finalmente, pensando como se fosse o pai, para mim é muito fácil achar que meus problemas como adulto responsável são muito maiores que de um menino, mas aquilo que eu não sabia, certamente, é que da mesma forma como eu sinto necessidade de encarar a vida e as situações e me dedicar vigorosamente a elas, aquele garoto também da sua maneira se esforçava para simplesmente agradar-me. E isso é muito maravilhoso, perceber a que a resposta mais difícil que eu procuro achar, pode ser encontrada através da sensibilidade de um novo olhar para a vida e suas atribuições. Quando você realmente olhar para o que realmente faz sentido na sua vida, irá perceber que isto é perceptível através das coisas mais simples e triviais do seu convívio, então irá ficar impressionado consigo mesmo, quando resolver parar de pensar somente em si mesmo e contemplar o mundo ao seu redor. Dessa forma, não te enxergarás mais do tamanho de uma formiga no meio de uma plantação, como se fosse muito pequeno para resolver os problemas que lhe aparecem; porque, na verdade, irá tirar o foco no tamanho e o colocará na capacidade de ação, isto é, uma formiga consegue fazendo seu trabalho contribuir fundamentalmente para todo o equilíbrio de um ecossistema, então todo seu esforço em se empenhar, faz toda a diferença. Então, apenas quando entenderes o mundo dessa forma, poderá se perceber como alguém capaz de ajudar, de contribuir, de aprender com as situações e de inquietar-se para tentar mudar o mundo para melhor.

domingo, 19 de abril de 2009

Ah! Que saudades que eu tenho...



VIDA - Mário quintana

Quando se vê, já são seis horas!
Quando se vê, já é sexta feira...
Quando se vê, já terminou o ano...
Quando se vê, passaram-se 50 anos!
Agora é tarde de mais para ser reprovado...
Se me fosse dado, um dia, outra oportunidade,
eu nem olhava o relógio...
Seguiria sempre em frente e iria jogando, pelo
caminho, a casca dourada e inútil das horas...
Dessa forma eu digo:
Não deixe de fazer algo que goste devido à falta
de tempo, a única falta que terá, será desse tempo
que infelizmente não voltará mais.


É interessante notarmos a falta que certos momentos nos
faz, mas não para nos desesperarmos...
e sim para fazer renascer em nós toda a vontade de fazer tudo de novo,
ou melhor ainda...
Olhar para frente com mais liberdade, sem se cobrar ''como será?''
ou '' se vai dar certo?''
Talvez o melhor não foi o olhar, nem o beijo, nem as risadas que demos,
mas o prazer residiu, verdadeiramente, no fato de aquele momento ter sido
meu, unicamente. Foi, em algum instante, em outro lugar comum, de qualquer modo,
aquilo que pensei, senti e vivi que me fez feliz de verdade, o sentir inteiramente pleno.

sábado, 18 de abril de 2009

O Aprendiz (Apt Pupil, Uma história de Stephen King)


aprendiz-poster01t.jpg (2504 bytes)Sinopse:
O Adolescente (Brad Renfro)
, obcecado pela Segunda Guerra Mundial, que acaba descobrindo que o velhinho da vizinhança é um criminoso de guerra nazista responsável pela morte de milhares de judeus, e que há muito tempo vem sendo procurado pelas autoridades mundiais. É então que o garoto começa a chantageá-lo, obrigando-o a lhe contar tudo o que ele fez durante a guerra, para não o dedurar. . A partir de então um tenso jogo psicológico surge entre os dois, ameaçando a sanidade do jovem.

Um tenso thriller que explora o intrigante envolvimento de um jovem adolescente e um sacártico nazista que o perturba e o faz questinar-se acerca dos seus próprios sentimentos e da sua capacidade de administrar as situações. Um dos motivos que me fizeram locar o filme foi a frase que havia na capa, logo embaixo do título '' Se você não acredita na existência do mal, você tem muito o que aprender'', acho que essa frase não traduz deveras a essência do filme, porque este vai muito mais além de uma visão típica maniqueísta, bem x mal, na verdade, você até se surpreende com a capacidade do perverso nazista de praticar boas ações e do mocinho de cometer um crime. É , como alguns críticos anunciam, um suspense psicológico, extremamente intenso e perturbador. Este filme me lembrou ''Cova rasa'' pela forma que a trama nos conduz a um impresionante final com um desenrolar cheio de reviravoltas e de surpresas e como ele nos faz refletir sobre nós mesmo, nos incita a sermos a bem dizer cúmplices do protagonista e admira-lo pelas suas escolhas e, inclusive, pelas suas mentiras. Existem momentos que a verdade não é a melhor alternativa, mas isso pode ser assunto de uma nova postagem. enfim, espero tê-los convencido a assistirem ao filme, lembrando que ele é baseado num romance de Stephen King, o impressionante autor de ''O iluminado'', ''Louca obssesão'' e ''Um sonho de Liberdade'' (três poderosos filmes).


seta3.gif (99 bytes) Ficha Técnica
Título Original: Apt Pupil
Gênero: Drama
Tempo de Duração: 128 minutos
Ano de Lançamento (EUA):
1998
Site Oficial: www.spe.sony.com/movies/jump/aptpupil.html
Estúdio: Paramount Pictures / TriStar Pictures / Canal+ Droits Audiovisuels
Distribuição: Paramount Pictures / TriStar Pictures / Sony Pictures Entertainment
Direção: Bryan Singer
Roteiro: Brandon Boyce, baseado em estória de Stephen King
Produção: Jane Hamsher, Don Murphy e Bryan Singer
Música: John Ottman
Direção de Fotografia: Tom Sigel
Desenho de Produção: Richard Hoover
Direção de Arte: Kathleen M. McKernin
Figurino: Louise Mingenbach
Edição: John Ottman
Efeitos Especiais: Digiscope


seta3.gif (99 bytes) Elenco
Brad Renfro (Todd Bowden)
Ian McKellen (Kurt Dussander)
Joshua Jackson (Joey)
Mickey Cottrell (Professor de sociologia)
Michael Reid MacKay (Vítima)
Ann Dowd (Monica Bowden)
Bruce Davison (Richard Bowden)
James Karen (Victor Bowden)
Marjorie Lovett (Agnes Bowden)
David Cooley (Professor de ginástica)
Heather McComb (Becky Trask)
David Schwimmer (Edward French)



seta3.gif (99 bytes) Imagens

aprendiz01t.jpg (3417 bytes)aprendiz02t.jpg (3299 bytes)
aprendiz03t.jpg (2530 bytes)