domingo, 24 de maio de 2009

A Fé que se aperfeiçoa na imprecisão



Bom, o que escrevo por aqui está totalmente ligado ao que estou sentindo no momento.
Com um só olhar, nem precisa ser muito aprofundado, é o suficiente para questionar a vida e as relações humanas, e é isso que mais me intriga: a capacidade humana de criar e reinventar situações, modificar conceitos e quebrar antigos preconceitos, assim como criar outros.

O que parece muito simples para mim, pode ser demasiadamente complicado para você, tal como o que parece óbvio para você posso, ainda que me esforce, não conseguir enxergar. Esse relativismo, nos revela - vigorosamente- que não somos auto-suficientes, isto é, talvez as minhas experiências sivam de lição para outra pessoa e a minha fraqueza seja amenizada a partir da sua ajuda, isto é maravilhoso, Se Deus tivesse nos feito perfeitos como entenderíamos o propósito da comunhão. A verdade, então, é uma só: TODOS TEMOS DEFEITOS DE FABRICAÇÃO,
todos temos alguns sentimentos que nos incomodam, todos temos limitações e, digo mais, todos temos características íntimas que nos constragem, então porque somos tão intolerantes quanto as coisas nas quais temos domínio próprio? ninguém se considera equivocado quando julga alguém por aquilo que ela faz ou por aquilo que ela acredita, na realidade, TODOS SOMOS VICIADOS EM TER TODA RAZÃO. Já parou para pensar em como você reage quando alguém te desaponta? você fica furioso, e quando a pessoa que errou não te pede desculpas, você praticamente cria uma imagem de uma pessoa arrogante e insensata, mas quantas vezes naum foi você que falou o que não devia, discriminou, negou ajuda, por que então SOMOS SEMPRE VÍTIMAS se, muitas vezes, o que nos incomoda, já fomos capazes de praticá-lo, por que a opnião de algumas pessoas nos parecem ESTÚPIDAS?
Cristo disse: ''Todo aquele que chamar alguém de LOUCO corre risco de ir para o inferno''.
Isso ele falou logo após de falar da justiça dos homens, quem cometer alguma injustiça, pode ter sido o mais justo dos homens, mas terá que enfrentar os tribunais e poderá ser preso, assim de igual modo, quando ele nos admoestou com a frase acima para dizer que devemos considerar a opinião de qualquer pessoa e não podemos fazer qualquer julgamento precipitado ou discriminação alguma, isso não mostra o caráter de Deus.
Você pode acreditar com todas as forças em tudo que lhe é mais precioso, em Deus, em Santidades, em Remédios milagrosos, em Governantes, em alguma Superstição ou Opinião individual, a verdade é que não se pode provar que tudo isso seja verdade. Na busca de respostas, muitas vezes você só vai encontrar mais questionamentos e, isso pode até te angustiar, porém será inútil a busca desenfreada de acertar em tudo e de conhecer toda a verdade. E tudo isso por um simples motivo: Se tivéssemos certeza, se tudo pudesse ser apalpável, raciocinado, então de que valeria a FÉ?
A Fé, portanto, é algo para seres incompletos na sua razão, mas que descobriram algo que fizesse sentido às suas vidas... E ter dúvida não invalida sua fé, da mesma forma que a coragem não significa ausência de medo, e sim a capacidade de romper barreiras e enfrentar aquilo que lhe parecia difícil demais para você. Pode alguém que conheça o fim da estrada, sentir-se inseguro ao atravessá-la? De certo que não, então pergunto: Pode alguém que se relacione com o invisível, o abstrato, o vento soprado sem razão, ter convicção de alguma coisa? Acredito que sim, tomo como exemplo um personagem bíblico: João Batista, ele era judeu e recebeu um chamado para batizar as pessoas, mas ele conhecia de muito tempo através dos relatos que seu povo acreditava que um dia viria um messias ao mundo, e isso era tudo o que o motivava, pregar o arrependimento ao seu povo e anunciar a vinda de um salvador o qual ele não seria digno nem de amarrar as fitas de suas sandálias. Como ele teve certeza que esse alguém era Jesus, não acredito que o sentimento era de certeza, mas sim de Crença, e poderia qualquer pessoa dizer que ele estava enganado, mas para ele essa era toda a verdade pela qual anseiava e ele realmente a encontrou. A fé nos deixa convictos de tudo aquilo que verdadeiramente não tem força para nos CONVENCER, nem tudo é claro e exato, na verdade, o contrário é o que predomina tudo é por demais misterioso e impreciso, mas se isso que você acredita faz valer a sua vida, vale a pena!
Parafreaseando Martim Luther king, ''Se alguém não encontrou um razão pela qual morreria, não está preparado para viver'', assim se alguém decidiu, por escolha própria, o Ceticismo, não pode dizer que vive. Será que tudo foi feito pra ser explicado, acredito que não, muitas coisas que pensamos podem estar certas ou completamente equivocadas, não importa sabermos toda a razão para as coisas da vida. Você está preocupado em explicar a origem da brisa, o prenúncio da fúria do mar, ou o desencadear do pôr do sol, ou será que o que importa é contemplar esses fenômenos (desfrutar de tamanhas maravilhas)? Será que nos espantaríamos com o canto da aves, se já conhecessémos todas?, tivessémos Phd em fisiologia das cobras, será que nos assustiaríamos em se deparar com alguma delas? Será que ao ignorarmos todo o conhecimento das expressões de vida é que está aí a sua grandeza e sua beleza... assim também é a fé temos grandes motivos para não acreditar e um pequeno, mas expressivo para crer (e que é particular a cada um), mas que é universal em essência (é, como Cecília Meireles define a liberdade, ''não há quem explique, mas não há quem não entenda a sua própria razão) e suficiente para que transforme toda a realidade daquele que crê.
Jesus creu, ele viveu aquilo que pregou e morreu também por tudo que acreditava ter valor para Ele, e conseguiu, mesmo, sendo descendente de uma cidade vista como inespressiva e pregando uma verdade que até os mais religiosos de Israel condenavam, modificar não só o maior império da época, como a realidade global, e seus ensinamentos foram base da criação de Estados, Culturas, Constituições, Festividades, Crenças das mais diversas e seu maior legado, no entanto, foi mostrar o mundo o princípio do amor, que é o SACRIFÍCIO, não há como amar sem que haja renúncia, sem que haja quebra de orgúlho, humilhação diante daquilo que se deseja, NÃO FÉ MAIOR DO QUE AQUELA QUE É CONSIDERADA ABSURDA PELA LIMITADA MENTE DOS HOMENS!
Tudo aquilo que ele disse criou inquietação, medo, indignação; Mas Ele não desistiu de pregar aquilo que acreditava.

''Por que Ele fez raiar o seu sol sobre maus e bons e derrama chuva sobre os justos e injustos. se vocês amarem aqueles que os amam, que recompensa vocês receberão? até os publicanos fazem isso. e se saudarem apenas os seus irmãos o que estarão fazendo de mais? Até os pagãos fazem isso. Portanto, sejam perfeitos como perfeitos é o Pai celestial de vocês.'' Mateus 5.45-48

Bom esse texto, acredito que seja apenas um preâmbulo de uma série de reflexões acerca do assunto ''Diga o fraco, eu sou forte'', baseado em textos da Bíblia e de autores como Rhonda Byrne(''The Secret''), John C. Maxwell(''surpreenda-se com seu potencial''), Philip Yancey(''Decepicionado com Deus'',''Deus (in)visível'') Rick Warren(''Vivendo com propósitos''), Augusto Cury(''Nunca desista dos seus sonhos'') e outros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário