domingo, 3 de maio de 2009

Um passo a mais a cada dia...

É muito fácil olhar para nossa própria vida e enxergar mil e um defeitos, como não tenho a família que gostaria de ter!, Não gosto da minha aparência..., tudo pra mim é tão difícil!, não tenho amigos verdadeiros... Bom existem coisas na vida que realmente nos deixam muito insatisfeitos, mas será que toda essa ''desapropriação'', digamos assim, é necessariamente a verdade?

Faça a você essa pergunta: Que modo você gostaria que sua vida tornasse?
Que nota de zero a dez você daria a satisfação que você tem com ela?
O que você poderia fazer para que ela mudasse?

Se você não conseguiria responder, com segurança, a qualquer destas perguntas, pode ser que você tenha um sintoma muito comum e muito prejudicial, encontrado em pessoas depressivas:
''A autopiedade''. É ela que faz você acreditar que são frustadas suas relações sociais, e que algo está errado em você para as pessoas não corresponderem às suas expectativas.

Não sei se você já percebeu, mas toda essa forma de pensar é um porto seguro que prende você num certo tipo de vício a que todos estamos acostumados: O de ser sempre a vítima .
Eu sei que nem tudo na vida depende de você, é claro!; mas existe muitas coisas que competem a você, e somente você pode resolvê-las. Já ouvi várias vezes ser dito: ''A dor não depende de nós, mas o sofrimento é nossa opção'', creio que, assim como eu decidi um dia a parar de ser a vítima e passar a ser o responsável, o autor da minha própria vida, você também descobrirá um grande significado a suas limitações e verás que grande parte delas faz parte de uma distorção que geramos na nossa mente, muitas vezes para justificar nossos fracassos.
E eu posso garantir que grande parte de seus problemas de auto-aceitação em algumas situações estão na sua própria forma de pensar. No livro da Joice Meyer ''O campo de batalha da mente'', a autora nos fala acerca da sua própria experiência de vida, como ela teve que agir para mudar sua forma de pensar e , na verdade, o primeiro e mais importante passo a ser dado é ''Pense sobre o que você está pensando''. Como você que ter resultados positivos se sua mente é negativa?, Será que adianta um aluno ficar o tempo todo pensando que vai se dar mal na prova, ou ficar repetindo que a matéria é muito difícil e o professor é carrasco? Não! Isso não resolverá o problema, ele deve estudar, fazer a prova e esperar o resultado. Ora como você quer que sua vida tome uma nova direção se sua mente está uma bagunça?
Então, quanto a isso não adiantaram você receber mil conselhos, fazer terapia ou tomar antidepressivos, o que realmente pode fazer a diferença é a decisão de não mais focar sua vida na dos outros, a velha pretensiosa ''telepatia'': Eu acho que me encaram de uma forma estranha ou coisas do tipo... e decidir que você mesmo pode melhorar sua forma de pensar, passar a trocar os pensamentos negativos por suspiros de entusiasmos, trocar os pensamentos que começam com a palavra ''se'', tipo: ''se eu fosse rico'', ''se eu fosse diferente'', ''se minha família fosse equilibrada'', etc. por outrosque tenham na essência o ''como'', dessa forma: ''como posso regir às dificuldades?'', ''Como devo me relacionar com as pessoas?'', ''Como posso me aprefeiçoar no meu trabalho?'', ''Que decisões importantes eu posso tomar hoje, que dependem só de mim, e farão alguma diferença no meu futuro?''.

Há na bíblia um versículo que diz:''Eu quero trazer à memória aquilo que me dá esperança''. Tenha você também esse mesmo espírito, não acredite que sua vida não faz diferença alguma ou não tem sentido. Você é único! Não há outro você na face da Terra. E acredite não alguém que consiga mesmo que por um segundo tirar sua característica mais importante: sua singularidade. Você é importante sim! Muitas pessoas, mesmo sem perceber dependem de você e, com certeza, alguma atitude sua já foi de fundamental importância para alguém.

Teve uma história que um dia eu ouvi, que era um testemunho de um rapaz, que teve vontade de cometer o suicídio, então antes de cometer tal ato chamou um amigo para falar de sua decisão, o amigo ouviu todas as queixas e as angústias dele e quando o rapaz pensou que ele ia ouvir respostas clássicas como ''é assim mesmo, a vida tem seus momentos difíceis, mas não desista...'' ele ouviu um questionamento: ''Você já viu a sujeira que está na frente de seu apartamento?''. Então, logo respondeu: ''Já sim, tem uns dois dias que está dessa forma, acho que algum vizinho deixou cair o lixo enquanto passava para levá-lo pra fora'', e veio o repasse ''faça alguma coisa''. Ele, então, pensou um pouco e logo pegou uma pá, uma sacola e uma vassoura e limpou o local. Voltou em quinze minutos e , maravilhado, repetiu ao amigo:''muito obrigado, só hoje pude perceber que minha vida faz diferença e que , ao invés de ficar preocupado o tempo todo, remoendo meus problemas, posso simplesmente parar e ver como posso agir para fazer meus dias terem significado, melhor agir que ficar parado me achando a pior pessoa do mundo''.

Acredito que todo dia da nossa vida pode ser uma grande oportunidade de plantar novas idéias, mudar nossas atitudes, fazer as coisas de modo diferente, ou então, fazer com prazer o meu trabalho rotino, causando uma nova impressão, tratando as pessoas de uma forma mais gentil, dentre outras. Tudo isso depende exclusivamente de você, faça um teste consigo mesmo, repita:''Eu vou passar meu dia pensando como eu posso agir de modo a alcançar meus objetivo? Ser respeitado e fazer com que as outras pessoas se interessem pelo que eu estou fazendo? e... Mesmo que isso exija um esforço a mais, ou soe estranho a princípio , eu vou fazer!
Posso até sentir medo e receio, mas vou reagir e vou dar mais um passo adiante... Pode ter certeza que desse dia você não vai se esquecer facilmente, pode até ser que você não alcance todos os seus objetivos, mas , com certeza, algum progresso você vai ter.

Decida acreditar em VOCÊ!

Limitações e potenciais todo mundo tem. Mas saber o que fazer com elas, só você pode dar essa resposta. Dificuldades e frustações sempre vão existir, mas se parar para pensar perceberá que na sua vida nem sempre tudo deu errado, então escolha: Vai preferir olhar para o seus fracassos ou para suas vitórias? Vai medir o hoje pelo que deu errado ontem ou pelo que NÃO deu errado (pra não dizer ''o que deu certo'')?
Você quer algum progresso hoje, então porque não decide AGIR agorinha mesmo?
Ouse mostrar-se como você realmente é para as pessoas e não tenha medo de suas reações,
Não enumere na sua mente uma lista de problemas a resolver, acredite que são todos eles uma parte de um todo chamado ''VIDA'' e que nela há também há sucesso, apesar das dificuldades... Também há alegrias, ademais as decepções... Faça isso! Mas não pense em resolver toda a sua vida em um só dia, não queira pular quatro degrais acima, assim ficaria muito fácil levar um tombo, faça tudo sem desesperar-se...
Seja Calmo e tenha humildade de subir um degrau por vez, aguardando um tempo adequado para a respiração, tenha o bom senso de dar um passo e saiba por que o está dando.
Um nova ação a cada dia...
Uma mudança de comportamento ou na forma de pensar a cada instante...
E quando menos perceber irá estar dando um passo a mais a cada dia em direção à realização de seus SONHOS.

''Transportai um punhado de terra todos os dias e fareis uma montanha.'' (Confúcio)

Nenhum comentário:

Postar um comentário